terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Após rebelião, vídeo mostra presos cavando túnel em penitenciária do RN


Com um aparelho celular, agentes penitenciários gravaram um vídeo que mostra, por dentro, a escavação de um túnel que seria utilizado para a fuga de detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Após 14 horas rebelados, os detentos se renderam no início da manhã do domingo (15) logo que o Batalhão de Choque da Polícia Militar e o Grupo de Operações Especiais (GOE) entraram nos pavilhões. A Secretaria Estadual de Segurança Pública confirmou que 26 detentos foram encontrados mortos. Destes, 15 estavam decapitados.
G1 teve acesso às imagens que mostram os detentos passando baldes com a areia que é retirada na construção do túnel. Eles fazem isso sem ser importunados. Desde a operação para a retirada dos cinco presos apontados como os chefes da facção que promoveu a matança de presos entre o sábado (14) e o domingo (15), a unidade está sem policiamento do lado interno e os detentos, soltos, voltaram a dominar o presídio.
Rebelião
Segundo o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino, a rebelião em Alcaçuz começou na tarde do sábado logo após o horário de visita. O secretário disse que os presos do pavilhão 5, que abriga integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), usando armas brancas, quebraram parte de um muro e invadiram o pavilhão 4, onde há presos que integram o Sindicato do Crime, facção criminosa rival do PCC. Ainda de acordo com Virgolino, todos os 26 mortos são do Sindicato.
Os cinco presos apontados pela Secretaria de Segurança Pública como chefes da facção que promoveu a matança de presos em Alcaçuz foram levados para a Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), em Natal, na tarde desta segunda, para prestar depoimento a uma comissão de delegados e, de lá, serão transferidos para outra unidade prisional.
O governador Robinson Faria publicou no Twitter, nesta segunda-feira, que pedirá ao Governo Federal mais agentes da Força Nacional para atuar no estado.
Andréa TavaresDo G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário